Blog criado como parte do Processo Avaliativo da disciplina Seminário 4, do curso Licenciatura em Pedagogia - UERJ/CEDERJ . Tendo como tema Os Direitos Humanos para Crianças, procurando abordagens criativas e significativas de tratamento de suas questões.
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: A SITUAÇÃO DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA
REALIZAÇÃO: Programa de Estudos de América Latina e Caribe (PROEALC) /
Centro de Ciências Sociais (CCS) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ)
LOCAL: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Campus Maracanã – Rio de
Janeiro – Brasil
DATA: 21, 22 e 23 de novembro de 2012
http://www.proealc.uerj.br/ivseminario2012/pdf/convocatoria_seminario_portugues.pdf
terça-feira, 30 de outubro de 2012
COMO A ESCOLA TRABALHA OS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA?
COMO A
ESCOLA TRABALHA OS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA ?
Nos tempos atuais, o debate sobre direitos da
criança ampliou-se e quase que inevitavelmente, trazendo discussões sobre o
papel da educação e da escola neste processo, principalmente no que se refere a
estas questões envolvidas no cotidiano escolar.
Respeitar a criança e os seus direitos implica
em saber ouvir os pequenos, saber seus desejos, seus medos, suas angústias,
sonhos etc. Para tanto, é importante que a escola e o professor estejam abertos
para isso.
Quando ouvimos nossos alunos, podemos obter
informações preciosas sobre seus sentimentos, percepções, concepções que muito
podem nos auxiliar no processo de interação entre educador e criança.
Assim, o
que significa dizer que queremos trabalhar com direitos da criança na Educação?
A
base para esse trabalho deve ter principalmente a formação de uma cultura que
respeite a dignidade humana através da vivência de valores como liberdade, justiça,
solidariedade, igualdade, cooperação e paz.
Assim,
a maioria das escolas não cria uma nova disciplina tratando deste tema, mas
inclui no currículo do Ensino Fundamental, conteúdos que tratem dos direitos das
crianças e adolescentes, tendo o ECA como diretriz, trabalhando a questão nas
disciplinas que já existem, tornando o Estatuto presente no dia-a-dia da
escola.
Contudo,
ainda torna-se necessário fazer conhecer os direitos da criança, e nada melhor
do que começar nas escolas, sensibilizando professores e alunos. Quando os
educadores desconhecem o conteúdo do Estatuto, perdem a chance de usar a lei em
favor das crianças e a defesa da infância.
Dessa
forma, palestras, vídeos, entrevistas, oficinas e projetos fazem parte de
algumas das estratégias que as instituições escolares utilizam para trabalhar
os direitos da infância na educação.
Numa
escola de rede municipal, o Estatuto da Criança e do Adolescente não aparece
apenas nos cartazes e desenhos colados nas paredes do pátio ou nos trabalhos
escolares elaborados pelos alunos da instituição, mas está também nas conversas
dos alunos, nos debates realizados e, principalmente, em suas atitudes. Depois
de estudarem os direitos em quadrinhos do cartunista Ziraldo e em reportagens e
materiais elaborados pela professora, os alunos mostram que estão por dentro de
seus direitos – e dos deveres, também. “A gente leva para casa tudo o que
aprende sobre o Estatuto aqui”, garante Brenda. O colega Felipe conta que já
teve que explicar para muita gente o que é o Estatuto.
Cursos online em Direitos Humanos
O Instituto Interamericano de Direitos Humanos
(IIDH) apresenta sua Aula Interamericana Virtual (AIV-IIDH), um amplo
sistema de cursos online que potencializa seu mandato acadêmico e
educativo mediante a aplicação das tecnologias da informação e
comunicações, beneficiando com esta experiência formativa pessoas e
organizações interessadas na promoção e proteção dos direitos humanos.
Crianças traduzem declaração de direitos humanos por meio do cordel
“Todo ser humano/ tem direito à liberdade/ dotado de consciência e justa dignidade”.A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi interpretada como literatura de cordel pelas redes de educação integral de Pernambuco que estão reunidas em Olinda até esta quarta-feira, 24 de outubro, no Hotel 7 Colinas. As redes participam do III Encontro Regional de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/10/24/criancas-traduzem-declaracao-de-direitos-humanos-por-meio-do-cordel/
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)